Kokopelli Bamboo

Kokopelli Bamboo

sábado, 28 de abril de 2007

A Magia da Flauta Nativa Americana (Native American Flute) e do Didgeridoo Australiano.





Anauê




Olá!!!! Sou Régis Apoenã Falcão Peregrino, estudioso e praticante dos ensinamentos nativos.



Minha história com as Flautas Nativa Americanas (Native American Flute - Wayazo ou Siyo Tanka):




Há alguns anos fiquei maravilhado com o poderoso som que a "Flauta do Amor" (Flauta Nativa Americana) tráz. Ouço músicas nativas contendo o som das Flautas Nativa Americanas, a um bom tempo e num determinado momento, comecei a sentir necessidade de tocá-las, mas como aqui no Brasil não conhecia nenhum construtor destas flautas, comecei a aprender nas nativas do Peru. Comprei uma "Quena" e uma "Pinquillos" que possuem também um som muito agradável. Não satisfeito, achei um bambu e resolvi tentar construir a minha própria Flauta no estilo Nativa Americana. E não é que deu certo?! Deu trabalho, passei três dias afinando, mas ficou muito bom para quem não tinha quase nenhuma noção em construir! rs...

Bom, de-lá pra cá estou dando nova vida aos Seres Bambu, criando estes instrumentos mágicos, dando o Poder de falarem através do Vento as mensagens do Grande Espírito.



*

Construo as flautas apenas quando quero uma nova ou quando alguém deseja ter uma. Todas as flautas são construídas de maneira bem simples e artesanal. Cada encomenda é feita com foco especial na pessoa que pediu gerando um elo entra ela e a Flauta.
Minha verdadeira intenção é multiplicar a magia e a energia que as "Flautas do Amor" trazem e levam.


*



Gosto de personalizar cada flauta de acordo com cada pessoa.

Tenho criado as Flautas no estilo Lakota que são com 5 furos. Este estilo possibilita que tanto as pessoas experientes quanto as que nunca tocaram flautas possam fazer um bom som com facilidade.
Caso queira uma no estilo Cherokee (6 furos) também posso fazer.



*


Cada Flauta é única.

Obs. Estou com tempo limitado para a criação das NAFs, então quem quiser uma NAF de bambu peço a gentileza de ter paciência em esperar. Agradeço. Caso contrário tem o link de meu amigo Anderson http://www.tatankaishca.com.br/, que faz NAFs em mandeira e com entrega creio eu mais rápida. 


>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<


Conhecida como a Flauta do Amor (Wayazo ou Siyo Tanka). A Flauta teve um papel importante na cultura Nativa Americana. Foi usada para diversas finalidades tais como cerimônias e meditação. Não se sabe ao certo sua origem, mas hoje a Flauta Nativa Americana é usada em muitas gravações de Música Nativa. Elas foram e são construídas com diversos tipos de materiais como o Cedro (uma árvore muito importante para os Nativos Americanos, pois simboliza a união, a Família) e outros tipos de madeiras, inclusive o bambu. Sua estrutura física é única. São muito fáceis de tocar por serem afinadas na escala pentatonica. Comum terem 5 ou 6 furos.



*
A Wayazo Tanka ou Siyo Tanka, assim denominada pelos índios Sioux dos Estados Unidos, oferece-nos uma viagem arrebatadora ao nosso próprio “mundo interior”. Ela se propõe ser o porta-voz das melodias dos nossos corações; ela é o instrumento que corporifica a “nossa outra voz”: a “voz da alma”.

Texto estraído do site de meu amigo

WAH-PI-YAH, ARTISTA-INVESTIGADOR DA FLAUTA NATIVA AMERICANA
*


A Lenda:
Segundo um conto indígena americano, um homem viu um pica-pau numa árvore e teve a impressão de que ele tentava lhe dizer algo. O homem se aproximou e notou que o pássaro havia feito cinco buracos no galho. O homem partiu o galho oco e ouviu o som que vento fazia ao passar por dentro dele. Levou o galho para o pajé, que lhe disse: “Isto é um presente do Grande Espírito. Toque-o e você conquistará o coração da mulher que o ouvir com atenção.”


*


Dizem que elas são capazes de alinhar os centros energéticos (chakras) do corpo. Por experiência própria posso dizer que sim, é verdade.



*
Nos Estados Unidos, estas flautas e sua música estão se tornando cada vez mais populares, tanto entre grupos indígenas como entre o público em geral. Indispensáveis em assembléias de grupos indígenas e nos palcos de concertos.


*


Mais informação sobre as Flautas Nativas Americanas:http://www.zadjik.com/flutes/


*
Fique a vontade de perguntar! regisapoena3@gmail.com

*

Imagem (TWILIGHT TUNE) By Dale
Quadro a venda no site
http://fallenbranch.com/forsale/001.html

>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<

Os Seres Bambu

Os Seres Bambu nos trazem muito ensinamento através da simplicidade.

*



Eles são muito flexíveis e fortes; suas raíses não precisam ser profundas mas possuem apoio de outros Seres Bambu (Família) que estão entrelaçados uns aos outros, fazendo com que se tornem extremamente estáveis e firmes; crescem em busca de Luz; fazem o que tem que fazer, e fazem muito bem, eles retiram do ar 4 vezes mais CO2 (gaz carbônico) do que a grande maioria das árvores; os Seres Bambu são Ôcos, não acumulam nada em seus interiores a não ser água e nutrientes; eles não empobrecem o solo onde estão, fazendo o contrário, suas folhas caem e deixam o solo cada vez mais nutrido, dando oportunidade para que novas vidas possam se estabelecer ali.

*

Os ensinamentos são infinitos, cabe a cada um observar, absorver e desenvolver.

*
A visão do mundo do Bambú - Bamboo's Vision of The World


Video com sábias palavras ditas por uma pessoa muito especial que conheci, Chico, especialista em bambu.http://www.youtube.com/watch?v=It5U-evvNbE



>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<




KOKOPELLI
Para os Índios Hopis, povo que vive nas regiões áridas do Arizona e do Novo México (“hopi” na língua deles significa “pacífico”), um personagem mitológico de nome Kokopelli está associado à fertilidade e à germinação. Os outros povos Indígenas o conhecem como o “tocador corcunda de flauta”. Sua silhueta única foi pintada, durante os séculos, em numerosas pedras e cerâmicas das duas Américas. Para muitos, a corcunda de suas costas é um saco de sementes que ele semeia a todos os ventos. Quanto à sua flauta, ela é a fonte do espírito insuflado em cada semente.




*


Face às forças de destruição que se desencadeiam nesse momento no planeta, o símbolo de Kokopelli representa a esperança de uma Terra novamente fértil e de Sementes portadoras de Vida. A cabeça de Kokopelli é coberta de antenas cósmicas que lhe permitem captar o canto das estrelas a fim de insuflá-lo às Sementes de Vida, Sementes de Estrelas, que fecundam a Terra-Mãe.



>>><<<>>><<>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<


*As Flautas e Didgeridoos Kokopelli Bamboo


Em todas as Flautas e Didgeridoos desenho a imagem do Kokopelli (caso não desenhe, junto à assinatura vem registrado as letras K. B. referente a Kokopelli Bamboo). Faço os desenhos com a ajuda da "Grande Fogueira lá de cima" (o SOL) e de uma Lupa (lente de aumento), comecei a chamar esta arte de "Lupografia", nome sugerido pelo meu amigo Ricardo, construtor de Rabecas. Não sou desenhista profissional, mas algumas imagens simples podem ser adicionadas as flautas e didgeridoos.


Por serem feitas com os Seres Bambu, as Flautas que Kokopelli Bamboo são muito resistêntes, quanto mais "nós" ela tiver, maior sua resistência.


O Bambu favorece até na hora de tocar, pois acumulam menos umidade na saída do som, possibilitando tocá-las por mais tempo sem ter que pausar para secar.


É importante mantê-las guardadas em local arejado e seco para evitar bolor.


*

>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<<>>><<


Algumas Flautas que fiz:



























13 comentários:

FS disse...

Regis, que lindo seu trabalho!!!!!!! Deu vontade de colocar no site www.anjodeluz.com.br

Qual o preço das flautas? Quando vc vier em Pirenópolis-Goiás, pode trazer umas prá mim.

Parabens!!!!!!!!

E muitos arco-iris prá vc.
Fada San

Unknown disse...

Olá Régis. Recebi a flauta e gostei demais. Já tinha ficado surpreendido pelas fotos, ao vivo foi melhor ainda.
Excelente trabalho. Parabens mais uma vez.
!Gostei muito do som, apesar de não saber tocar nada ainda.
Sensacional mesmo. Estou ancioso para começar a tocar algo neste maravilhoso instrumento logo! hehe

Pelos videos que você me indicou, no Youtube, deu para entender bem a lógica de como tocá-la, agora é só adiquirir prática...
Enfim.

Mais uma vez agradeço pelo excelente trabalho e pela agilidade na fabricação e entrega.
Forte abraço

Unknown disse...

recebi neste fim de semana minha flauta nativa, e com ela veio a magia do espírito, tamanha sua beleza, leveza e esplendor sonoro.
com ela, mais meu didgeridoo poderei na vibração do som entregar meu coração em profundo agradecimento a todo o encanto de nossa mãe Terra.
Obrigado ao irmão Régis Apoenã.
Leopoldina-MG 28.09.2008
Denis Cunha

Paz disse...

Parabéns amigo! Fiquei apaixonado pelo seu trabalho, lindo d+. Gostaria de adquirir uma flauta nativa similar às usadas por Daniel Namkhay (http://www.danielnamkhay.com.br). Você recebe encomendas? Grato.. paz e luz!

Coração de Lys... disse...

Alo.. fiquei apaixonada por este espaço encantado! Será que posso também fazer uma encomenda de uma flauta do amor? Aguardo com esperança! LUZ de LYS sundari.lys@gmail.com

Prof. Paulo Cezar disse...

Valeu Regis,

Chegou minha flauta. Gostei demais cara, muito boa mesmo. Leve, bonita, consistente, melodiosa e muito bem afinada! Obrigado pela lupografia especial; Wakan Tanka.
Ontem fiquei empolgado e a toquei até as 2:00 da madrugada. Valeu cara!
Realmente vc nasceu pra isso. A inspiração foi tanta que até encontrei meu animal de poder, hoje pela manhã e ja vou compor algo nela para a minha filhote que vai nascer.
Tenho experimentado vivências especiais com a flauta que materializou para mim, tocando junto com os ventos, águas e pássaros na cahapada daimantina - coração da Bahia.
Agora me sinto também mais motivado para iniciar um antigo projeto literário/musical que quero compartilhar com você e com todos os seres que alimentam a esperança da renovação da vida no universo.

Mitakuye Oiasym

Nati - Mãe Cão Mãe Gato disse...

Bom dia! Como faço para adquirir um Dijeridoo Australiano? Gostaria de dar de presente! Meu email é natidomingues2@gmail.com. Obrigada!

JXerfan disse...

Regis, como já te falei pelo e-mail, muito obrigado pelo excelente trabalho. A flauta chegou depressa aqui no RJ, em perfeitas condições. Tem um som lindo, e não consigo parar de tocar. Vou revelar um detalhe q vc me contou: pedi q o Regis lupogravasse a silhueta de uma ave na flauta, e enquanto ele o fazia, várias dessas aves apareceram no céu, abençoando seu trabalho. FALA SÉRIO: isso é a mesma coisa q um cara pintar um quadro com chuva e começar a chover. É muita sintonia. Obrigado de novo, cara. Um abração, Julio.

Anônimo disse...

Regis, trabalho lindo
Como vc, sou apaixonado por este tipo de flauta
Gostaria que vc me desse algumas dicas
Nao entendo muito de musica
Seria somente por robbi e amor a ela
Tenho material de estudo para confeccionar mais parece que falta algo
Obrigado

Anônimo disse...

Olá Régis. Quero deixar aqui minha admiração pelo seu trabalho. Não tem um dia que não olho seu Blog para admirar as flautas que você faz. Como você ja sabe, estou muito ancioso para ver como ficará minha flauta que encomendei.
E se não for pedir muito, posta aí suas novas experiência com este instrumento tão maravilhoso.
Um grande abraço!

Anônimo disse...

Desculpe, não me identifiquei na mensagem acima. Sou Juliano da cidade de Gravataí - RS. Falow!

Infinitum disse...

Olá Regis
Magnifico trabalho! Suas flautas são maravilhosas. Não estou conseguindo entrar em contato com voce nem por telefone nem via email. Estou interessado em encomendar uma flauta.
por favor se puder entrar em contato: fulviocarlos@gmail.com
Abraços!!!

Unknown disse...

Amigos seres da floresta, contínuo a criar eles seres do som que chamamos de flauta. Apenas não atualizei mais o blog, estou dando mais atenção página no facebook com o mesmo nome. Busquem por lá.
Muito grato aos tantos pedidos que recebi em todos estes anos.
Hoje já tem Flautas Kokopelli Bamboo por todo o Brasil e também fora, EUA e Europa.
Muito grato!
Por todas as nossas relações!

Régis Apoenã